quinta-feira, 4 de junho de 2009

04 de Junho Papo Com o Du

PENSAMENTO DO DIA

“A persistência é o caminho do êxito”. Charles Chaplin.

Caros amigos Leitores dessa coluna e do meu Blog. Gostaria de informá-los que o Blog: www.eduardoalberton.blogspot.com está com mais uma novidade para todos vocês que são apaixonados por esportes e pelos seus times de coração. Continuem enviando fotos, para o Novo Espaço do Blog "Amigo Internauta", vocês poderão enviar fotos com a camisa de seu clube do coração, fotos de vocês nos Estádios, fotos de vocês com sua namorada ou esposa, filhos, amigos, pais, enfim de quem vocês quiserem vestindo a camisa de seu clube preferido, enfim use sua criatividade e faça parte da inovação do Blog. Acesse e confira algumas fotos! Conto com vocês!!! Envie sua foto para o e-mail: professordu_plis@hotmail.com

SÉRIE A3: INVASÃO CAPEANA EM SÃO PAULO!!!

É meus amigos de Penápolis, vamos relembrar o ano de 1976. Foi o ano em que uma semifinal ficou marcada pela chamada "Invasão Corintiana", quando 70 mil torcedores do Corinthians se deslocaram de São Paulo para o Maracanã, no Rio de Janeiro, com um público de mais de 146 mil. O Fluminense tinha a "Máquina Tricolor", uma das maiores equipes de futebol de todos os tempos. O então presidente do Flu, Francisco Horta, mandou 10 mil ingressos para São Paulo e sentenciou que a torcida do Corinthians não viria ao Rio, mesmo que enviasse metade dos ingressos, não imaginava a locura que os corintianos fizeram, naquele dia 05 de dezembro de 1976. Então, provocando os rivais, disponibilizou 70 mil ingressos para os torcedores paulistas, que vieram em peso ao Maracanã, lotando metade do anel superior. O placar foi 1 x 1 e o Corinthians ganhou nos pênaltis. Isso é só a demonstração que o CAP domingo terá a Invasão em São Paulo e ganhará do Pão de Açúcar, isso eu falo com convicção de ser corintiano e não desistir nunca!!! Vamos Invadir e vencer o Pão de Açúcar!!!

SÉRIE A3: PORQUE A INVASÃO CAPENA É IMPORTANTE???

A relação entre clubes de futebol e torcedores é, em muitos momentos, semelhante à de um fiel e sua religião. Não apenas pela crença muitas vezes irracional, mas também pela maneira como são criados símbolos de veneração, mitologia e, digamos, liturgia em torno de cada time. Esses três elementos formam a base da “cultura” dos clubes, usada pelos torcedores para se identificarem. Um exemplo clássico disso foi a Invasão Corintiana, quando 70 mil torcedores do Corinthians foram ao Rio de Janeiro preencher meio Maracanã para apoiar um time esforçado contra a Máquina Tricolor do Fluminense. O feito comemorou 32 anos no mês de dezembro. Vários veículos deram espaço ao fato e a Nike até lançou uma linha de produtos especiais para rememorar o momento. Torcedores de outros clubes desdenham, dizendo que é ridículo comemorar invasão. Torcida teria é de comemorar títulos. Não é verdade. No imaginário corintiano, invadir o Maracanã tem tanta ou mais importância que muitos troféus. Um título é algo comum, que muitos grandes têm. Levar 70 mil pessoas (versão corintiana) ao Rio de Janeiro para uma semifinal de Campeonato Brasileiro é exclusividade corintiana. Não apenas isso: é algo que não foi o time ou a diretoria que conquistou, mas a paixão da torcida. Então Penapolenses e Capeanos, vamos fazer o Time Esforçado do Clube Atlético Penapolense, forte para vencer o Pão de Açúcar em seus domínios!!!

SÉRIE A3: CAP SEMPRE CAP!!!

Considerando os 429 km que separam Penápolis de São Paulo, ver aquela multidão no estádio é algo até acima de títulos. É como se o apoio fosse incondicional, acima do fato de ganhar ou perder uma partida. Na mitologia criada em torno do Capeano, a Invasão tem esse papel. E por isso que vai ser tão comemorada. Aliás, seria muito importante que a própria torcida penapolense refletisse um pouco em acima do que ocorreu domingo passado. Ultimamente, invadir os treinos, são mais comuns do que as arquibancadas adversárias. Isso não é comportamento de quem canaliza a paixão para o bem, como os capeanos gostam de dizer. De qualquer maneira, a Invasão não é um título, mas um elemento fundamental da mitologia. Da mesma forma como a Batalha dos Aflitos é mais importante pela demonstração de garra e superação do que pelo título da Série B do Grêmio. Começa aqui minha “Campanha de Invasão pelo CAP”!!! Esse acesso vai ser nosso e ninguém poderá tirá-lo, nem a arbitragem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário