terça-feira, 15 de abril de 2014

15 de abril. apo Com Du. TERÇA QUE SEGUE E O SHOW VAI CONTINUAR!!!

ENSINO UNIVERSAL
Nos últimos anos, o Brasil cresceu muito em termos de conscientização sobre a importância da acessibilidade na vida das pessoas. O tema ganhou destaque na mídia e hoje não tem um dia que não seja pauta de matéria nos jornais. No entanto, para disseminar ainda mais a ideia, é preciso que ela seja discutida desde cedo pelos jovens. E, nesse contexto, as Universidades assumem um papel fundamental.
 Você já parou para pensar sobre o porquê de cegos, cadeirantes, surdos estarem em uma posição tão ruim no mercado de trabalho? Aliás, já parou para pensar em quantas pessoas com deficiência no Brasil trabalham e têm carteira assinada? Apenas 323 mil de um total de 27 milhões! Estas pessoas não tiveram sequer acesso à educação base. E quando nos referimos a uma formação superior os números assustam. Menos de 1% das pessoas com deficiência cursam uma faculdade.
 Num primeiro contato com o tema pode-se pensar que seja simples tornar uma Universidade acessível: bastaria a instalação de rampas nas entradas da própria universidade e das salas de aula. Mas na verdade, não é bem assim. Universalizar o ensino é dar acesso às pessoas aos espaços, mas atendendo suas diferentes necessidades. É oferecer ferramentas acessíveis para cegos, surdos, cadeirantes, obesos, idosos... 
 É muito importante entender que quando falamos em acessibilidade, estamos nos referindo ao direito de ir e vir de todo o cidadão. E para todos os lugares, inclusive, às universidades, locais que pelo próprio título que carregam deveriam ser universais, ou seja, acessíveis para todos. E não só no sentido de acesso físico, mas também no que se refere a atitude. O corpo docente deve estar preparado para lidar com alunos que possuem algum tipo de deficiência. Além disso, cursos como o de Arquitetura e Design deveriam ter em suas grades as disciplina do Desenho Universal. Este preparo por parte da instituição vai refletir na maneira como os alunos também vão lidar com seus colegas com deficiência. A informação em um lugar como a universidade é muito importante para gerar o respeito e provocar o olhar para a outro. Lembre-se que a acessibilidade começa com a nossa atitude.
 Vivemos em uma diversidade de pessoas, mas em plena padronização de serviços e espaços. Quantas pessoas com deficiência você conhece na sua universidade? Já foi atendido por um advogado cego? Ou teve aulas com um professor cadeirante, por exemplo? Universalize o ensino para universalizar as oportunidades e contemplar de fato a diversidade em sua plenitude. Está aí uma boa lição.

Letícia Sader – 31 anos, é tetraplégica, bacharel em direito e funcionária pública estadual. Seu e-mail: leticiasader@yahoo.com

PREMIAÇÃO DO PAULISTÃO 2014: PARABÉNS CLUBE ATLÉTICO PENAPOLENSE (CAP) CAMPEÃO DO INTERIOR!
Presidente Nilso Moreira e o capitão da equipe do Penapolense Guaru recebendo o Troféu
Gerente de futebol do Penapolense Paulo de Carvalho e o técnico Narciso com o Troféu de campeão do Interior.
Programa Donos da Bola, o apresentador Neto exibindo a camisa do Penapolense, ao lado de craques como Ronaldo, Guaru capitão do Penapolense, Luizão, Amoroso e o gerente de futebol do Penapolense Paulo de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário