sexta-feira, 23 de agosto de 2013

23 de Agosto Papo Com Du! SEXTA QUE SEGUE COM O ARTIGO Um selinho por um futebol progressista?

PENSAMENTO DO DIA
“Escreva as ofensas na areia e os benefícios no mármore”. Benjamin Franklin.

Um selinho por um futebol progressista?
Eduardo Seino. Mestrando em Ciência Política pela USP. Cientista social pela UNESP, campus de Araraquara. Membro do Laboratório de Política e Governo da mesma universidade.
Como já foi amplamente divulgado, o jogador Emerson Sheik publicou uma foto dando um “selinho” no amigo Isaac Azar nesta segunda (dia 19), dia posterior ao jogo contra o Coritiba. Não tenho simpatia alguma pelo Emerson Sheik, atacante do Corinthians. Mas isso não importa. Não vem ao caso porque isso não deve interferir na reflexão. Importa aqui é o que decorre deste fato. 
De um lado, não é difícil observar a alguns idolatrando a figura de Sheik como um progressista, um emancipador ou ainda retomando saudosamente a vanguarda da democracia corintiana para justificar o ato. Não partilho deste grau de entusiasmo. Pra mim, nada mais do que o “amor à camisa” falando. Emerson é daqueles jogadores que gosta de holofote e que quando se juntam à mídia fazem uma parceira de sucesso. A imprensa geralmente o procura no pós-jogo, ansiosa por declarações de impacto. Quero dizer com isso que, a meu ver, as intenções do Sheik pertencem basicamente ao campo da vaidade ou da brincadeira inocente, no entanto, seus frutos estão sendo preciosos.
Observamos ainda a existência de um vasto grupo que se manifestou enfaticamente contrário à atitude de Sheik. Os repúdios foram desde as formas de preconceito mais brandas e subliminares até as mais terríveis ações ofensivas e odiosas, um misto de intolerância, conservadorismo e violência. Para esta combinação nojenta, muitos diriam: “não tem nem o que falar para pessoas assim!”. Pois eu acho que tem, porque se não dialogamos e não encaramos situações como esta no debate público, por mais absurdas que possam parecer, deixamos este discurso de esparramar, cria-se uma inércia e não temos muita chance de convocar estes grupos a pensar de outra forma. Então, precisamos perguntar aos grandes Homens (com H maiúsculo, como não poderia deixar de ser): qual o problema da foto? Se tiverem um gay jogando futebol no seu time, isso é ofensivo? Um desprestígio ao seu time, é isso? Homossexuais não sabem jogar bola será? Talvez o desconforto possa estar vindo de algo mal resolvido consigo mesmo e, se for esse o caso, não tem problema algum. De fato, opções sexuais não moldam o caráter das pessoas, não as tornam melhores nem piores, mais fortes ou mais fracas, mais ou menos inteligentes.
Por último ainda temos um terceiro grupo. São aqueles que avaliam o desfecho como uma grande oportunidade de reflexão junto à sociedade. É uma janela aberta. Nesses momentos é imprescindível reiterar o quão fundamental é o respeito à diversidade da cidadania, independentemente de suas respectivas opções sexuais. Não menos importante é tratar a homofobia de modo a constrangê-la publicamente para que possa desaparecer o mais depressa no decurso das gerações. Precisamos evidenciar que atitudes preconceituosas não são mais compatíveis ao nosso tempo e ao tipo de valores inerentes às democracias contemporâneas. 
Futebol não é só campo. Os transbordamentos das quatro linhas viram negócio, política e cultura. Portanto, o futebol (e todo esporte) tem função social. Certamente uma delas pode ser a educativa. Um futebol que olhe para o futuro não virá somente com um selinho entre amigos, mas é um passo. Antes é preciso educar os cidadãos com doses fortes de tolerância, relembrar o passado e verificar como foram tratados os homossexuais no futebol em outros casos recentes, para então conseguirmos avançar modificando nossos vícios e infelizes hábitos enraizados. O objetivo é a convivência com duplo reconhecimento de dignidade entre hétero e homossexuais, dentro e fora dos campos. Penso que aí mora uma promessa verdadeiramente progressista. 


COPA DO BRASIL: BOTAFOGO GOLEIA POR 4 X 2 ATLÉTICO (MG)!
Mesmo desfalcado de Seedorf, seu principal jogador, o Botafogo comprovou sua boa fase e derrotou o Atlético-MG por 4 a 2, em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com o resultado, o time carioca pode até perder até por um gol de diferença, no jogo da volta, no Independência, para garantir a classificação para a próxima fase.

COPA DO BRASIL: NACIONAL (AM) 0 X 2 VASCO! 
Resultado normal. Vasco representa um time da divisão especial do Brasileirão e o Nacional é do Amazonas, onde o futebol é amador.

COPA DO BRASIL: SANTOS 1 X 0 GRÊMIO!
Jogo fraco para ambos os times, mas o Grêmio podia ter saído com uma vitória fácil se não fosse o gol perdido por Barcos e se o árbitro tivesse expulsado o zagueiro Durval por uma entrada desleal no mesmo jogador. Mas, como o “si” não joga bola e nem faz parte das apostas de jogos, o Santos conseguiu um gol com o predestinado garoto Gabigol. Bom para o time da Vila Belmiro, que joga a segunda partida agora pelo empate.

COPA DO BRASIL: PALMEIRAS 1 X 0 ATLÉTICO (PR)!
Melhor jogo da rodada, pois ambos os times jogaram bem, criando boas chances de gol. Melhor para o Palmeiras que saiu com a vitória e provou que pode sim jogar de igual para igual com qualquer equipe da Série A do Brasileirão. O Palmeiras continua no caminho certo!

COPA DO BRASIL: CRUZEIRO 2 X 1 FLAMENGO!
O Cruzeiro fez valer o mando de campo e venceu o time de Mano Menezes por 2 a 1, resultado esse muito perigoso, pois o visitante marcou um gol fora de casa e em caso de vitória do Flamengo no próximo jogo, pelo placar de 1 a 0, passa para a próxima fase da competição.

COPA DO BRASIL: FLUMINENSE 1 X 0 GOIÁS!
Esperava-se mais desse jogo, mas não foi o que aconteceu. Parecia que o Fluminense jogava para não perder e o Goiás não queria vencer. É meio esquisito mesmo, mas o Fluminense levou a vantagem no jogo de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário