quarta-feira, 5 de novembro de 2014

05 de novembro. Papo Com Du. QUARTA QUE SEGUE E O SHOW? ESSE VAI SEMPRE CONTINUAR!!!

PENSAMENTO DO DIA
“Nós colocamos o nosso amor onde colocamos o nosso trabalho” - Ralph Waldo Emerson.

VÔLEI
 Aos amantes do voleibol, o canal Sportv 39 (tv por assinatura) passará todos os jogos da Superliga masculina e feminina da temporada 2014/2015. Nas noites de sexta-feira, a partir das 21h30, serão transmitidos os jogos das equipes femininas e aos sábados também às 21h30, serão os jogos dos times masculinos.


FUTSAL
No futsal a Sportv também está presente. Para os interessados os jogos da Liga Nacional vão acontecer nas segundas-feiras, a partir das 19h30.

BASQUETE
Mostrando o que há de melhor no meio esportivo, a Sportv também transmitirá a NBB (Novo Basquete Brasil) temporada 2014/2015. Os jogos poderão ser assistidos nas noites de terça e sextas-feiras, a partir das 19h30.

EXERCÍCIOS FÍSICOS CONTRA O TABACO
Percurso para largar o vício do cigarro é longo, mas não impossível. Parar de fumar é considerado um dos maiores desafios enfrentados pelas pessoas na atualidade. O renomado Dr. Dráuzio Varella explica que, de todas as drogas de que se tem conhecimento, o tabaco é a que tem maior poder de causar a dependência química. 

O fumo é considerado um dos maiores causadores de câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), há um aumento mundial de 2% ao ano na incidência de tumores malignos, sendo que em pelo menos 90% dos casos eles estão associados ao consumo de tabaco e seus derivados.
 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta, ou seja, pelo menos 1 bilhão e 200 milhões de pessoas fuma. As mortes pelo consumo do cigarro chegam a 4 milhões por ano, aproximadamente 10 mil mortes por dia. A OMS alerta também que se o consumo do cigarro não diminuir, em 2020 haverá 8,4 milhões de mortes por dia. 

Por mais que as pessoas saibam que existe uma grande quantidade de benefícios associados a parar de fumar, o ato em si envolve muita força de vontade e foco. Foi desta forma que o funcionário público Armando Soares, de 45 anos, conseguiu abandonar o vício há 17 anos. “O primeiro passo e o mais importante é superar o vício mecânico, que é aquele de pegar e acender o cigarro sem nem ao menos precisar olhar para o maço ou o isqueiro. Parece que tudo está numa sequência lógica e você acaba fazendo muitas vezes sem perceber. Quando vê já está fumando. Depois de superar o vício mecânico é necessário vencer o químico. O corpo parece pedir pelas substâncias do cigarro. Quando isso acontecia comigo eu esperava passar 8 segundos, tempo que o cérebro leva para mudar o foco do pensamento. No inicio é complicado, mas depois vai facilitando”, explicou.

O PRIMEIRO PASSO
O primeiro e mais importante passo para quem quer deixar de fumar é admitir a dependência. Não adianta mascarar o problema e fingir que consegue largar o cigarro quando quiser.

Armando explicou como decidiu parar de fumar. “Não foi uma decisão tomada da noite para o dia, fui amadurecendo a ideia, tomando consciência de que aquilo estava me matando. Um dia eu cheguei à casa de um amigo e seus filhos estavam brincando de me imitar, daí comecei a tomar consciência que eu era espelho pra algumas pessoas, principalmente crianças pelo fato de sempre ter animado festas. Eu também tinha um sentimento de tristeza após fumar, me sentia impotente perante o cigarro”, disse.

O empresário Brunno César Carvalho Campanha, de 33 anos, também optou por deixar o vício. “Fumei durante 12 anos. Decidi parar de fumar em abril de 2012. Minha motivação para largar o tabaco foi uma pessoa que namorei. Ela não era fumante e eu percebi que meu vício a incomodava. Decidi encarar o desafio e parei por livre decisão. Na época minha saúde era muito frágil, eu tinha refluxo e minha boca sangrava sempre. Além disso eu tossia muito”, explicou.

VOLTA POR CIMA
Uma boa estratégia para abandonar o vício é agendar um dia para o último cigarro. Depois do dia determinado não volte atrás. Na hora que bater a vontade de fumar, vale todo tipo de distração, até beber alguns goles de água, comer um pedaço de cenoura ou chupar balas. 
Outra forma de se livrar do vício é com a parada gradual. Neste método o dependente vai diminuindo a quantidade de cigarros por dia até que não acenda mais nenhum. Desta forma, as chances de possíveis crises de abstinência são menores.

Alguns especialistas afirmam que o processo de redução deve durar em torno de duas semanas. Assim mais garantido se pare de fumar. Confira algumas estratégias para deixar o tabaco de vez:


ESTRATÉGIAS PARA DEIXAR DE FUMAR
* Anote os motivos mais importantes que o fizeram querer parar de fumar.
* Anote as situações que o levam a fumar automaticamente.
* Modifique sua rotina e encontre alternativas para não fumar durante os gatilhos.
* Marque o dia em que irá parar de fumar.
* Peça ajuda aos amigos e familiares: o apoio deles é muito importante.
* Inicie reposição de nicotina quando indicada pelo médico.

NO DIA ANTERIOR AO PONTO FINAL DOS CIGARROS
* Reduza o número de cigarros fumados;
* Limpe a casa, o local de trabalho e o carro. Jogue fora cinzeiros e isqueiros e acabe com o cheiro do tabaco;
* Não esconda cigarros de “emergência”;
* Evite situações de estresse e aquelas que estimulem o fumo. 
* Encontre substitutos saudáveis para o cigarro, como água ou frutas, e tenha em mãos balas e gomas de mascar para auxiliá-lo.

SEM CIGARROS
* Ao acordar, pense: não irei fumar hoje.
* Cada dia sem fumar é uma vitória.
* Não se esqueça de que os sintomas ruins são temporários e que muitos deles são sinais de desintoxicação ou de adaptação do corpo à vida sem nicotina.
* Nos momentos difíceis, concentre-se nas motivações que o levaram a parar de fumar.
* O estresse faz parte de nossas vidas em vários momentos e o ato de deixar de fumar também é fonte de estresse. Saber enfrentá-lo aumenta o sucesso do tratamento.
* Lembre-se de que, se voltar a fumar, terá que passar por tudo de novo.


Brunno disse que encontrou na água com gás uma saída para a vontade de fumar. “Optei pelo não uso de remédios. Tomei garrafas de água com gás a cada vontade que tinha de fumar. Cheguei a tomar 30 unidade de 500ml num dia”, afirmou.

VIVENDO LONGE DOS CIGARROS

Em 20 minutos sem cigarros - A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Em duas horas - Não há mais nicotina circulando no seu sangue. O nível de oxigênio no sangue é normalizado. 

Entre 12 e 24 horas - Seus pulmões já funcionam melhor. 

Em dois dias - Seu olfato consegue perceber melhor os cheiros e o paladar já sente o sabor da comida.

Em três semanas - A respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Pele e cabelos começam a ganhar brilho. 

Em um ano - O risco de morte por infarto cai 50%.

Cinco a dez anos depois de largar o cigarro - O risco de sofrer um infarto é igual ao de pessoas que nunca fumaram. 

Bruno disse que sua saúde melhorou absurdamente após deixar o cigarro de vez.” Ganhei muita qualidade de vida. Passei a economizar mais dinheiro, já que não comprava mais cigarros. Além disso, você se torna uma pessoa que não incomoda os demais. Me tornei mais saudável, perdi peso e passei a praticar atividades físicas”, explicou.

O ex-fumante Armando Soares ressaltou os benefícios que sentiu após deixar o vício. “Quando decidi parar já estava fumando mais de 2 maços de cigarros por dia. Acordava duas ou três vezes na noite pra fumar. Minhas gengivas começaram a sangrar e doer muito. Depois de abandonar o tabaco minha saúde melhorou, principalmente o fôlego. Além disso meu paladar e o olfato voltaram ao normal”, explicou.

Fonte: Jornal Regional Michelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário