quinta-feira, 30 de outubro de 2014

30 de outubro. Papo Com Du. QUINTA QUE SEGUE E O SHOW? ESSE VAI SEMPRE CONTINUAR!!!

PENSAMENTO DO DIA
“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”! - Mário Quintana

BRASILEIRÃO SÉRIE B: EI PORTUGUESINHA!
Após perder no tapetão a permanência na Série A do Brasileirão no ano passado, quando o Fluminense ganhou extra-campo a vaga da Portuguesa, a coisa ficou feia na noite de terça-feira (28). A Portuguesa perdeu o jogo para o Oeste, pelo placar de 3 a 0 e de quebra ganhou o rebaixamento para Série C do Brasileirão. E agora Matheus Portuga? Pode isso com a portuguesinha? Bons ventos aos torcedores da Portuguesa e nos encontramos no ano que vem na Série C, digo isso pelo Penapolense e não pelo Corinthians.

FUTEBOL: ADRIANO IMPERADOR NO LINENSE?
Os principais meios de comunicação já estão divulgando que para o Paulistão 2015, o Linense poderá contar com Adriano “Imperador”. Particularmente eu não vejo possibilidade nessa contratação, mas caso venha se concretizar quem ganharia com isso seria o Penapolense, pois é um jogador problemático e no fim da carreira.

Capoeira: fusão de luta, dança e cultura caiu no gosto dos penapolenses
A capoeira é uma forma de expressão afro-brasileira que ganhou grande espaço no cenário nacional. A modalidade esportiva caiu no gosto dos penapolenses e diversas pessoas do município já praticam o esporte que beneficia não só o corpo, mas também a mente, como explicou a capoeirista e professora de educação física Tamiris Silva Souza, de 27 anos.
“A capoeira só trouxe benefícios para minha vida, quando mais nova eu era uma menina sem autoestima devido ao excesso de peso, ocasionado por uma série de fatores psicológicos. Eu também tinha alteração na minha pressão arterial, dia estava baixa, dia estava alta. Depois que comecei a praticar capoeira tudo mudou para melhor, perdi mais de 7 quilos, minha pressão arterial normalizou, fiz mais amigos e passei a ser mais confiante. Cheguei a ganhar medalhas nos Jogos Regionais representando Penápolis”, disse a capoeirista.
O esporte teve sua origem no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma maneira de resguardar a identidade dos escravos africanos. 
A capoeira se consolidou no país por meio do Quilombo dos Palmares. Passou aí a ser vista como uma prática violenta sendo proibida no Brasil até 1930, quando um homem conhecido como mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional.
A capoeirista Tamiris explicou que as lições de capoeira não têm como objetivo ensinar ao aluno a defesa pessoal. “A capoeira tem uma musicalidade muito forte, que influencia no ritmo do corpo e na capacidade de dançar. Depois de algum tempo de treino, o domínio corporal e rítmico do praticante serão ampliados. Assim como a noção de espaço, movimento e equilíbrio. Os treinos de capoeira não são voltados para a defesa pessoal, mas com os sentidos ampliados, ela pode ajudar a pessoa a se proteger quando necessário”, enfatizou.

EM PENÁPOLIS
De acordo com Tamiris, ela ministra aulas de capoeira para mais de 500 alunos dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Integrada). A Prefeitura Municipal de Penápolis, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude apóia a pratica da capoeira, fornecendo o local de treinamento, materiais esportivos e custos com viagens para competições ou demonstrações da modalidade. 
Os interessados em praticar o esporte podem comparecer as segundas e 
quartas-feiras, das 19h às 21h30 e aos domingos, das 09h às 12h, 
no Ginásio de Ginástica, localizado no Parque Maria Chica, ao lado da 
academia ao ar livre para portadores de necessidades especiais. Lá ocorrem as aulas que são ministradas pelo professor Rubens Donzelli.
Podem participar crianças a partir de 4 anos de idade, de ambos os sexos. Não há limite de idade. As aulas são gratuitas e a inscrição deve ser feita no próprio Ginásio nos dias e horários das aulas.
Tamiris orienta que as pessoas que desejam iniciar a prática da capoeira devem tomar algumas atitudes. “Primeiramente é necessário fazer um exame médico para saber se está apto a praticar esse tipo de atividade física. Depois é preciso procurar um profissional responsável para ministrar as lições, que respeite as fases de desenvolvimento de cada pessoa, seja criança, adolescente, adulto ou da melhor idade”, ressaltou.

BENEFÍCIOS
A capoeira proporciona aos praticantes diversos benefícios, entre eles a melhora na capacidade cardiovascular e respiratória, aumento do condicionamento físico, mental e da flexibilidade, redução do stress, tensão e fadiga.
A atividade também melhora a postura, eliminando maus hábitos e levando ao correto alinhamento corporal. Além de aumentar o metabolismo, a força muscular e a densidade óssea. 
A professora Tamiris explica que qualquer pessoa pode fazer capoeira. “Para praticar a modalidade basta querer. O aprendizado do esporte, quando bem ministrado, é uma atividade ímpar na formação cidadã. A capoeira é adequada para crianças, adolescentes, adultos e idosos, ela foi criada para dar liberdade”, ressaltou.

COPA DO BRASIL: SEMI FINAL!

Cruzeiro 1 x 0 Santos
Flamengo 2 x 0 Atlético (MG)


Nenhum comentário:

Postar um comentário