terça-feira, 21 de outubro de 2014

22 de outubro. Papo Com Du. TERÇA QUE SEGUE E O SHOW? ESSE VAI SEMPRE CONTINUAR!!!

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Este mês, no dia 11, comemorou-se o Dia Nacional do Deficiente Físico. A vida para uma pessoa com deficiência física não é nada fácil. Se para pessoas sem qualquer limitação física o dia a dia já é uma experiência estressante, imagine para quem depende de adaptações ou da ajuda de terceiros para se locomover.
São muitos, aliás, os obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência – de ordem social, política, econômica e cultural, e não só os do cotidiano – distanciando-as bastante de conseguirem chegar ao ideal pretendido pelas Nações Unidas de “Participação Plena e Igualdade”. 
Vale ressaltar que as pessoas com deficiência reivindicam a eliminação dos impedimentos a uma vida normal – o simples ir e vir, por exemplo – da mesma maneira que não esperam nenhum tipo de paternalismo ou piedade. Esta via de conduta, inclusive, seria algo ruim para essas pessoas, uma vez que enfatiza o preconceito e estimula a exclusão ao invés de inseri-las no meio social.
São, aproximadamente, 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil e apesar desse número expressivo, as pessoas com deficiência ainda enfrentam inúmeras dificuldades desde a locomoção, educação e preconceito pela falta de informação. O preconceito infelizmente aparece em diferentes maneiras: em um olhar, uma palavra mal expressada, a falta de tolerância. As barreiras físicas também expressam preconceito no sentido de mostrar que as ruas, os transportes, os cinemas, as lojas em muitos casos não estão preparados para receber uma pessoa com deficiência. Isso pode resultar em uma certa segregação, afastando ainda mais a pessoa do convívio social.
Necessita-se de um olhar diferenciado e não diferente para estas questões que implicam num contexto sócio-histórico-cultural. Nesse sentido vale lembrar que deficiente não é a pessoa que apresenta diferenças físicas, mentais ou sensoriais, deficiente é qualquer pessoa que não está apta para desempenhar função fora do seu conhecimento e de seu alcance.

Deficiência não é doença; pode ser uma sequela da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário